Pesquisar este blog


Páginas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A CULTURA ESTÁ DE LUTO: MORRE O ESCRITOR JOSÉ SARAMAGO.

Uma nota expedida pela Fundação que levava seu nome dava conta do falecimento nas Ilhas Canárias, do Escritor (com é maiúsculo sim) de oitenta e sete anos José de Souza Saramago. O falecimento ocorreu, segundo a nota, ao lado da esposa, a jornalista e tradutora espanhola María del Pilar del Río Sánchez.
Saramago que nasceu em 16 de novembro de 1922 (apesar de constar em seu registro o dia 18), em Azinhaga, Golegã- Lanzarote era autodidata e escreveu seu primeiro romance em 1947 com vinte cinco anos de idade, intitulado Terra do Pecado. O ano coincide com o nascimento de Violante, sua primeira filha, fruto de seu primeiro casamento. O contista, argumentista, escritor, poeta e dramaturgo, também era jornalista e foi diretor do Diário de Notícias. Detentor do mais importante prêmio literário da Língua Portuguesa, José Saramago for agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Fernando Meirelles dirigiu no cinema a adaptação de seu livro Ensaio da Cegueira, lançado em 2008, que também foi produzido no Japão e Canadá. Saramago depois de um grande período de doença morreu em consequência de falência múltiplas dos órgãos. Citar os feitos do grande homem, seria discorrer durante todo o dia e faltaria menções a fazer, mas, o seu legado para a cultura mundial, não tem preço. No mês tempo de Colégio Pedro II, os escritor do escritor, era de capital importância nas aulas de português. Descanse em paz Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão bem vindos, desde que não constem neles palavras de baixo calão, injúrias ou ofensas mútuas. Estas serão imediatamente excluidas do blog.