quarta-feira, 30 de junho de 2010
ASSUNTOS DE JUSTIÇA 13.
Uma das mais tradicionais empresas Têxteis do Brasil, com sede em Brusque, Santa Catarina, teve por unanimidade recusado o provimento de recurso de embargos da empresa. Ao demitir um funcionário sem justa causa, a Têxtil Renaux extrapolou o prazo legar para a homologação e fez um acordo extrajudicial, buscando pagar as verbas em parcelas e pedindo prazo para pagamento da multa por ter infringido o artigo 477 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho, através do relator Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, entendeu que a não observância do artigo 477 a empresa está obrigada a pagar juntamente com as verbas rescisórias (direito inalienável do empregado) a multa pela infração. Pesquise: (RR-19600-41.2008.5.12.0010).
Nota da Redação: O decréscimo das vendas a Renaux em 2009, não justifica a dívida trabalhista. A Empresa teve um rendimento líquido em 2009 de R$ 56,2 milhões, aproximadamente dez por cento menos do que em 2008, quando atingiu a cifra de R$ 56,2 milhões. O pagamento da rescisão dentro do prazo, com certeza não abalaria os cofres da empresa.
ASSUNTOS DE JUSTIÇA 12
A Seção I Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho negou embargos a uma funcionária da Empresa Black & Deck que queria que a empresa efetuasse o pagamento de pensão em parcela única. A rejeição que já havia sido feita pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, foi reafirmada pela Terceira Turma do TST. A Turma lembrou que apesar do direito conferido de “exigir” o pagamento em única parcela, cabe ao juiz decidir a forma de pagamento de pensão, desde que não seja violado o artigo 950 do código civil, que possibilidade o pagamento mensal vitalício sem limite de idade, por quanto tempo sobreviver o beneficiado. O Relator da matéria foi o ministro Aloysio Corrêa da Veiga. Mais detalhes pesquise : RR – 114800-62.2007.503.0042
ASSUNTOS DE JUSTIÇA 11.
As diferenças recebidas pelos servidores convertidas como remuneração, quando da implantação do Plano Real, no entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), devem ter a incidência do desconto do imposto de renda na fonte e de contribuições previdenciárias. No julgamento do mandato de segurança interposto por um servidor público do Rio Grande do Sul, o STJ reafirmou a decisão unânime da Primeira Turma e entendeu que estas verbas são de natureza salarial. O relator Ministro Luiz Fux afirmou em seu parecer: “A matéria é pacífica nesta corte superior, no sentido de que as verbas percebidas por servidores públicos, resultantes da diferença apurada na conversão de sua remuneração da URV para o real, têm natureza salarial, por isso que estão sujeitas à incidência de Imposto de Renda e de contribuição previdenciária”.
ASSUNTOS DE JUSTIÇA 10.
Contrariando posicionamento inicial da Turma do Tribunal do Trabalho da 18ª Região do estado de Goiás, a Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, entendeu que o recebimento de um recurso impetrado pela empresa Império Minerações Ltda foi tempestivo, devendo, portanto ser acatado. O documento começou a ser enviado às 17h59 minutos e somente às dezoito horas e seis minutos, é que sua transmissão terminou, exatamente seis minutos após o encerramento do expediente.
Em seu julgamento, o ministro Emmanoel Pereira, observou que quando da autorização para que este recurso fosse utilizado, obviamente foi analisado todas as limitações do sistema de transmissão e seus recursos. Enfatizou ainda o relator que se a entrega do documento pessoalmente um minuto antes do término do expediente é aceito, o mesmo preceito deve ser dado ao envio via fax. Por interpretação unânime da Quinta Turma, o recurso da empresa foi julgado procedente, afastando definitivamente a declaração de intempestividade, retornando o processo ao Tribunal de Goiás para julgamento da matéria. Pesquise ( RR – 116600-15.2008.5.18.0191)
Nota da Redação: Apesar da brilhante conclusão dos Srs. Ministros, a empresa não precisaria ter este dissabor se os advogados não tivessem deixado para interpor o recurso na última hora. E se o fax emperra ou o do outro lado tivesse sem papel?
Nota da Redação 2: Não é a toa que ao passar um fax, o equipamento de imediato lhe fornece um comprovante, portanto, guarde-o, por mais simples que possa parecer.
terça-feira, 29 de junho de 2010
TOMBAMENTO DE IMÓVEIS GERA POLÊMICA NO RIO DE JANEIRO.
Desde 2003, moradores do bairro do Leblon, ingressaram com ação judicial contra o tombamento de prédios pela Prefeitura o Estado. Segundo eles oitenta por cento dos prédios não estão no perfil para tombamento. Dos onze mil e quinhentos imóveis protegidos pelo patrimônio público, a grande maioria está entre a Zona Sul e Tereza, estando o Centro com 44,8%, totalizando 5.158 imóveis. Na gestão do então Prefeito César Maia, moradores que tiveram suas residências tombadas não receberam qualquer benefício, inclusive a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano. Os critérios usados para avaliação voltaram a ser discutidos com a implantação do Novo Plano Diretor e está sendo alvo de discórdia. Na Rua Camerino, região central os prédio estão sendo reformados interiormente, mas mantém a fachada inalterada, apenas com pintura nova.
ARTE E LAZER
Os últimos meses não tem sido bom para as casas de espetáculo do Rio de Janeiro. Primeiro foi o fechamento da Boate Help em Copacabana, zona sul da cidade, depois veio a demanda judicial entre o Canecão e a Universidade Federal do Rio Janeiro. Agora, chegou a vez da CInematheque. Os donos da casa localizada em Botafogo na Rua Voluntários da Pátria 53 foram tomados de surpresa quando receberam a notificação de que o local teria sido vendido e será demolido para dar lugar a um prédio residencial. Diversos artistas conhecidos como Nina Becker, Maria Gadú e bandas com OS Outros, Brasov E Letuce já passaram por lá fazendo apresentações e lançando seus discos. No próximo sábado os cantores Tiê e Renato Godá, farão a última apresentação no local. Os proprietários garantem que procurarão outro lugar, de preferência na zona sul para reinstalar a casa. O carioca está tendo as suas opções diminuídas, pois até a Sala Cecília Meirelles está fechada para obras e só reabrirá suas portas em 2011
ASSUNTOS DE JUSTIÇA 9
Um assunto vem causando polêmica entre juristas, advogados e a população. Leiam a matéria publicada abaixo:
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes concluiu que é possível relativizar a violência presumida em relações sexuais com menores de 14 anos, prevista no artigo 224 do Código Penal (CP). A decisão foi tomada em recurso interposto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SC). A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o recurso.
No caso, o réu, que manteve relações sexuais com uma menor de 13 anos, foi acusado de estupro com violência presumida, conforme o previsto no Código Penal. Ele mantinha um namoro com a menor e ela decidiu fugir para morar com ele. Na primeira instância, ele foi absolvido com base no artigo 386, inciso VI, do Código do Processo Penal (CPP), que determina que o juiz pode absolver o réu, se há circunstâncias que excluam o crime ou isentem da pena deste.
O Ministério Público recorreu, mas o TJ-SC considerou que, no caso, poderia haver relativização da violência presumida, com a aplicação do inciso III do artigo 386 do CPP, e considerando que o fato não constituiu infração penal. O MP-SC recorreu então ao STJ, insistindo na violência presumida e argumentando ainda ofensa ao artigo 213 do CP, que define o crime de estupro e suas penas.
Em seu voto, o ministro Og Fernandes considerou que a atitude da menor, que espontaneamente foi morar com o réu e afirmou manter relacionamento com ele, afastaria a presunção da violência. "Não se pode esquecer que a pouca idade da vítima e as conclusões que daí possam decorrer quanto ao seu grau de discernimento perante os fatos da vida. Entretanto, a hipótese dos autos revela-se outra", disse o ministro. Para ele, a menor não teria a "inocência necessária" para enquadrá-la nos moldes do artigo 224.
O ministro também observou que discutir as conclusões das outras instâncias sobre o consentimento da vítima e outras circunstâncias seria revolver provas, o que é vedado ao STJ pela Súmula 7 do próprio Tribunal. Por fim, o magistrado destacou já haver jurisprudência na Casa sobre o tema.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
ESTACIONAMENTO IRREGULAR NO CENTRO DO RIO.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
PASSAGEIROS DE ÔNIBUS DO RIO ESTÃO EM PERIGO.
Depois de diversas operações realizadas pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), cinquenta por centos dos 589 fiscalizados foram reprovados, sendo as empresas, dentre elas as viações Madureira Candelária e Auto Diesel e Zona Oeste, foram as maiores infratoras. Nas últimas semanas diversos acidentes aconteceram e depois de perícias realizada nos veículos, foi constatada que a falta de manutenção foi à causa dos acidentes. Na última segunda-feira (21), um veículos da linha 125 (Central do Brasil – Horto), soltava grande quantidade de fumaça na Zona Sul do Rio e na madrugada desta quinta-feira (24), um ônibus da linha 247 (Passeio-Camarista Méier), colidiu contra um poste na Rua Camarista Méier, no bairro do Méier, causando ferimento leve em quatro pessoas, dentre eles o motorista e o cobrador. As maiores reclamações dos passageiros são sobre motoristas que não param no ponto e não embarcam pessoas idosas. A Secretaria de Transportes promete intensificar a fiscalização e pede para que os usuários denunciem veículos em estado precário, como também os maus motoristas. Em pesquisa realizada recentemente, foi constatado que o gasto com transportes está entre os três maiores praticados no Brasil, juntamente com a saúde e habitação. Paga-se caro pela passagem, para correr risco e viajar desconfortavelmente.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
ASSUNTOS DE JUSTIÇA 8
Sem o registro da penhora no cartório imobiliário não fica caracterizada a má-fé do comprador que adquiriu imóvel penhorado. Com essa conclusão, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou o recurso de um comprador que adquiriu o bem do vendedor que tinha uma dívida com outra pessoa. A ação para pagar a dívida estava em curso na data do fechamento do negócio. Os ministros modificaram a decisão anterior, que entendeu ter havido fraude à execução, e excluíram o imóvel da penhora.
Depois de citado para pagar uma dívida, o devedor vendeu o único imóvel que possuía. O imóvel fora penhorado para garantir a quitação da dívida do antigo proprietário, entretanto o comprador (novo proprietário) alegou ter adquirido o imóvel de boa-fé – por ocasião da compra, não havia inscrição da penhora no registro imobiliário. Sustentou também que, para configurar a fraude à execução, seria preciso comprovar a sua má-fé ou o prévio conhecimento acerca da restrição do bem.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) concordou com os argumentos da credora de que houve fraude para não pagar a dívida, e por isso negou o pedido do comprador para retirar a penhora sobre o bem. O adquirente não teria se resguardado. “Não tomou (...), portanto, as cautelas ao adquirir o imóvel, o que se recomendava, sobretudo considerando o valor elevado que pagou, U$ 180.000,00 (cerca de trezentos e dezoito mil reais em valores atuais)”, concluiu o relator do TJDFT.
Para o desembargador convocado no STJ, ministro Honildo de Mello Castro, a controvérsia está em saber se ocorre fraude à execução quando existe demanda judicial desfavorável ao devedor (antigo proprietário) na época da venda do imóvel. E mais: bastaria a citação do devedor na ação, podendo ser desprezado o registro da penhora sobre o imóvel alienado?
Honildo de Mello Castro ressaltou que o entendimento do Tribunal é o de que não se deve falar em fraude à execução quando não houver registro da penhora, a menos que aquele que alegar a fraude (a credora, no caso) prove que o terceiro adquiriu o imóvel sabendo que o bem estava penhorado. Castro destacou que “o ônus da prova de que o terceiro (comprador) tinha conhecimento da demanda ou do gravame transferiu-se para a credora, que dela não se desincumbiu. A boa-fé neste caso (ausência de registro) presume-se e merece ser prestigiada, não havendo, portanto, se falar em fraude à execução no exame destes autos, razão porque há de ser o imóvel excluído da penhora”. O desembargador atendeu o pedido do comprador e, ainda, determinou que a credora assuma as custas judiciais e o pagamento dos honorários advocatícios da parte do comprador, arbitrado em R$ 4 mil. Em votação unânime, os demais ministros da Quarta Turma acompanharam o relator.
CLIENTE DE PLANO DE SAÚDE É TRATADO ASSIM
Ao tentar ajudar um familiar na tarde desta quarta-feira (23), busquei o site da Assim Saúde e deparei-me com um absurdo. Está estampado na tela principal da “home Page”, que durante os dias de jogos da Seleção Brasileira, o plano terá (pasmem) horários especiais para atendimento. Ainda continua o descalabro, quando dizem que os horários entrarão em vigor, inclusive nos Centros Médicos por eles administrados. Entendeu-se, que nos horários de jogos, nenhum cliente da ASSIM pode ter problemas de saúde, porque seus funcionários foram “convocados” pela Seleção Brasileira do descaso com a saúde alheia, num flagrante desrespeito com o consumidor. Um serviço vital, não pode ter seu expediente paralisado, por causa de um vento esportivo. Se for assim, na hora do jogo, vamos deixar o paciente na mesa de cirurgia, as ambulâncias pararão de socorrer e os bombeiros não irão ao socorro de qualquer sinistro, até que a partida acabe. Como sempre digo, paga-se caro, para ser desrespeitado. É preciso que alguma providência seja tomada antes de sexta-feira, para que este absurdo não se configure. Não é ASSIM, que se trata com a vida alheia. José Carlos Pereira de Carvalho – Rio de Janeiro.
Texto do site da ASSIM.
Horário de atendimento durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo
Comunicamos a seguir os horários de atendimento aos clientes ASSIM Saúde durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2010. Esses horários estarão em vigor no Edifício-sede, agências de atendimento e centros médicos ASSIM Medical.
Jogos da Primeira Fase:• 15/06 (terça-feira) - 8h15 às 13h• 25/06 (sexta-feira) - 8h15 às 10h e 13h às 17h30
Jogos das Fases Eliminatórias:• Início às 11h - 8h15 às 10h e 13h às 17h30• Início às 15h30 - 8h15 às 13h
COMIDA ITLIANA À MODA CARIOCA.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
FALTA TRANQUILIDADE OU EDUCAÇÃO NA COPA 2010?
sexta-feira, 18 de junho de 2010
A CULTURA ESTÁ DE LUTO: MORRE O ESCRITOR JOSÉ SARAMAGO.
Saramago que nasceu em 16 de novembro de 1922 (apesar de constar em seu registro o dia 18), em Azinhaga, Golegã- Lanzarote era autodidata e escreveu seu primeiro romance em 1947 com vinte cinco anos de idade, intitulado Terra do Pecado. O ano coincide com o nascimento de Violante, sua primeira filha, fruto de seu primeiro casamento. O contista, argumentista, escritor, poeta e dramaturgo, também era jornalista e foi diretor do Diário de Notícias. Detentor do mais importante prêmio literário da Língua Portuguesa, José Saramago for agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Fernando Meirelles dirigiu no cinema a adaptação de seu livro Ensaio da Cegueira, lançado em 2008, que também foi produzido no Japão e Canadá. Saramago depois de um grande período de doença morreu em consequência de falência múltiplas dos órgãos. Citar os feitos do grande homem, seria discorrer durante todo o dia e faltaria menções a fazer, mas, o seu legado para a cultura mundial, não tem preço. No mês tempo de Colégio Pedro II, os escritor do escritor, era de capital importância nas aulas de português. Descanse em paz Professor.
FAST FOOD, AGORA É COMIDA RÁPIDA E,
A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou na última quarta-feira (16), projeto de lei de autoria do Deputado Paulo Mello (PMDB), que proíbe o uso pelos estabelecimentos comerciais, bancários e outros de palavras estrangeiras para divulgar seus produtos e oferecer serviços. Segundo o parlamentar o objetivo é valorizar a língua portuguesa. Se sancionado pelo Governador Sérgio Cabral, a lei valerá para todo os estado.A fiscalização ficará por conta do Procon, que estabelecerá regras e multas a serem aplicadas aos infratores. Em 2007, o Deputado Federal Aldo Rebelo, apresentou projeto semelhante, mas, previa que os cartazes estampassem a tradução das palavras.
Nota da Redação: Se pegar, em Copacabana, local de concentração de turistas, os comerciantes terão dificuldades para atendê-los. Outro dia tive que salvar um deles, porque um americano queria comer arroz, feijão e ovo e o balconista não entendia o que ele dizia.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
TELEFONIA MÓVEL.
Através de uma medida cautelar provisória, a ANATEL está impondo rígidas medidas para o uso do Nextel. A Agência Nacional de Telecomunicações quer que a empresa de telefonia exija do consumidor prova de que o aparelho será usado comercialmente, através da assinatura de um termo de compromisso. A Nextel entregou o assunto para análise de seu departamento jurídico e ainda não resolveu irá recorrer, já que a medida tem caráter provisório.
Nota da Redação: Enquanto a ANATEL está preocupada com o uso do aparelho por pessoas de bem, presidiários fazem a festa usando celular, rádios e outros meios de comunicação de dentro da cadeia. Semana passada, uma adolescente de dezessete anos foi presa quando jogava telefones para dentro do presídio Ari Franco, em Água Santa, zona norte do Rio de Janeiro.
ASSUNTOS DE JUSTIÇA 7.
A Companhia Distribuidora de GÁS do Rio de Janeiro (CEG) foi condenada ao pagamento de indenização de R$ 5 milhões a Rodrigo Talarico Barata. O rapaz, que após a morte da mãe, vive sob os cuidados de enfermeira e do irmão, tem hoje 34 anos e desde 1999 vive em estado vegetativo por inalação de monóxido carbono em virtude de um vazamento de gás durante o banho, em sua casa. O Juiz Magno Alves de Assunção do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, condenou a empresa ao pagamento de R$ 400 por danos morais e R$ 2.639.424,20 de pagamento a família da vítima, além de honorários advocatícios de dez por cento e custas processuais. As verbas indenizatórias serão acrescidas de correção monetária e juros de um por cento ao mês. A CEG apresentou defesa dizendo alertara sobre o perigo. Segundo seus advogados quando da vistoria realizada em 25 de agosto de 1999, houve a constatação de que o aparelho estava instalado sem a chaminé e seus técnicos lacraram o aquecedor. Em seu despacho, disse o Juiz: “ A CEG é prestadora de serviços, respondendo pelo abastecimento e pela segurança de seus consumidores. Dessa forma, se houve efetivamente, como sustentou a ré na contestação, irregularidades na instalação e no aquecedor, os funcionários do réu tinham a obrigação de lacrar o aparelho, impossibilitando o seu uso”.
ASSUNTOS DE POLÍTICA 1
Na tentativa de se livrar do pagamento da multa que lhe foi imposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sanção foi aplicada porque em 22 de janeiro, quando participava de uma inauguração em São Paulo, Lula incitou a platéia a dizer o nome do seu sucessor, fato considerado pela justiça eleitoral propaganda antecipada, já que ela estará autorizada a partir do dia 5 de julho. O relator Ministro Aldir Passarinho Júnior e demais membros, rejeitaram o recurso por entenderem que ao conclamar os presentes, o presidente fez propaganda sublimar e mantiveram a multa.
Nota da Redação: Só o fato da candidata (me nego a pronunciar o nome), que não exerce atualmente nenhum cargo no governo se fazer presente em qualquer evento ao lado do presidente, se configura propaganda política e está prática também deveria ser proibida, pelo menos, até ao início da propaganda eleitoral
ASSUNTOS DE JUSTIÇA 6
Representada por sua mãe, uma neta ingressou com ação de alimentos contra os avós, mas, no entendimento da Quarta Turma do Superior de Justiça do Espírito Santo (TJES), a obrigação é dos pais e somente recai contra os avós em caso de ficar provada a total ou parcial incapacidade dos genitores. A avó comprovou estar desempregada e avô declarou que seus ganhos são insuficientes para prover com a obrigação. Apesar da defesa da neta alegar que foi ferido o artigo 397 do Código Civil, o magistrado Aldir Passarinho Júnior, deu voto favorável aos avós, sendo seguido pelos demais membros da Quarta Turma, que conferiram unanimidade. Em Brasília na manhã desta quinta-feira (17), uma operação denominada Atenéia, desencadeada pela Delegacia de Captura e Polícia Interestadual, 97 homens foram presos por não pagarem pensão alimentícia. Segundo a polícia, este ano já foram presas 545 pessoas por este motivo contra 1.251 prisões realizadas no ano de 2009. DE acordo com a legislação em vigor, o não pagamento da obrigação é considerado infração civil e não criminal, mas, prevê pena de reclusão de trinta a noventa dias e a obrigação pode chegar até a parentes de segundo grau, como irmãos, avós e netos.
Nora da Redação: Quando optam por casar, em muitas vezes os pais sequer são consultados, mas, na hora dos problemas lembram que eles existem.
ADOÇÃO: O QUERER E O PODER.
ASSUNTOS DE JUSTIÇA 5
O acórdão do Tribunal Regional da 9ª Região, no Paraná foi mantido pela Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho e condenou ao Banco Banestado a indenizar as horas extras trabalhadas por uma ex-funcionária no período de 1986 a 1997. A relatora Ministra Kátia Arruda, entendeu que a não apresentação dos cartões de pontos pela ré, configurou ausência de defesa e rebateu todos argumentos do banco, que diziam que caberia a proponente da ação, o ônus da prova. Em seu despacho, disse a juíza: “Na hipótese de o empregador não apresentar os cartões, há a presunção relativa de veracidade na jornada indicada pelo empregado, semelhante ao caso em questão e conforme o item I da Súmula n° 338. A relatora, então, concluiu como correta a decisão do TRT, uma vez que se presumiram como verdadeiras as alegações da trabalhadora de que recebia, desde a admissão, horas fixas por mês, em valores invariáveis”. Por unanimidade, a Quinta Turma acompanhou com voto favorável por unanimidade. Embargos interpostos pelo Banco ainda não foram julgados. Pesquise (RR-1311000-25.2003.5090001)
GREVE NO MTE RJ PREJUDICA A POPULAÇÃO.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
IDOSO PASSA MAL E É SOCORRIO PELO SAMU NO RJ.
DEU NO TELEGRAPHF
DEU NO LOS ANGELES TIMES.
Diz a ainda a matéria escrita por Márcio Sanchez, que os 54.331 que foram ao Ellis Park Stadium não viram o esperado bom futebol brasileiro e que o gol de Maicon foi marcado de forma inesperada e tece elogios ao gol de Elano, chamando de extraordinária a forma que ele desviou no goleiro Norte Coreano Ri Myong Guk. Foi citada também, a declaração do técnico Dunga, que disse o seguinte aos jornalistas: "A estréia é sempre mais difícil", disse Dunga. "Não há ansiedade, os jogadores estão mais nervosos do que o habitual, tentando fazer demais.". Robinho, ainda segundo a notícia, foi o único jogar que não foi vaiado ao deixar o gramado ao término do primeiro tempo.
Nota do Repórter: Desculpa esfarrapada: Se julgarmos que o nervosismo da estréia atrapalha a Coréia não teria vencido o primeiro jogo.
terça-feira, 15 de junho de 2010
SE NÃO “ABRIR O OLHO” SELEÇÃO BRASILEIRA VOLTA JÁ PARA CASA.
O RJ ACORDOU VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
JUSTIÇA MANDA GARIS DO RIO DE VOLTA AO TRABALHO.
A Prefeitura do Rio de Janeiro conseguiu nesta segunda-feira (14) que a Justiça do Trabalho determinasse a volta dos garis ao trabalho. Segundo a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região Glória Regina Ferreira de Mello, o serviço é considerado essencial, portanto, pelo menos 60% dos trabalhadores devem manter os serviços. Em caso de descumprimento da determinação o Sindicato dos Empregados e Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro, pagará multa diária de cinquenta mil reais. Uma audiência de conciliação entre o Sindicato e a Comlurb está marcada para as dezessete horas desta segunda-feira.
DEU NO THE GUARDIAN!
DEU NO INDEPENDENT.
White House turns up heat on BP with flurry of new demands.
O Jornal Inglês Independent publicou na manhã desta segunda-feira (14), que a Casa Branca está aumentando a pressão contra a empresa responsável pelo derramamento de petróleo em uma praia do Alabama. O Presidente Barack Obama está exigindo que a empresa cumpra imediatamente a retirada do petróleo, já que o prazo de quarenta e oito horas expirou-se na noite passada. Cerca de trinta mil barris vazam diariamente. Cerca de 650 mil litros estão sendo recolhidos diariamente.
SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO ADOTARÁ MONITORAMENTO ELETRÔNICO.
ASSUNTOS DE JUSTIÇA 4
domingo, 13 de junho de 2010
PERIGO A VISTA
sábado, 12 de junho de 2010
EMBARGOS A GAZA É ALVO DE PROTESTOS
sexta-feira, 11 de junho de 2010
CÃES ABANDONADOS NAS RUAS DO CENTRO DO RIO.
CENTRO DO RJ: CARIOCAS SE REUNEM PARA ASSISTIR JOGO DA COPA.
PREFEITURA DO RIO ADIA FECHAMENTO DA AVENIDA RIO BRANCO.
Prevista para ser fechada ao trânsito de veículo em caráter experimental no próximo dia 26, a Avenida Rio Branco, “sobreviverá” da forma como está por mais algum tempo. O Prefeito Eduardo Paes, num momento de “sensatez” resolveu adiar a polêmica medida para os meses de outubro e novembro, provavelmente. Sob a égide de que estudos devem ser feitos com relação ao trânsito, a Prefeitura retrocedeu da malfadada idéia. O fechamento que divide opiniões prevê a criação de um parque urbano denominado Rio Verde, que está sendo elaborado por pessoas ligadas a Secretaria de Urbanismo da cidade e também incluirá as ruas transversais que serão transformadas em calçadão de pedestres. A avenida é uma das principais vias de escoamento de tráfego do Rio de Janeiro. Em dias de chuva e de realização de grandes eventos, a cidade dá um verdadeiro “nó” mesmo com a Avenida aberta. O mais interessante, é que o momento de “sensatez” do prefeito vai de encontro com os seus interesses, pois as urnas que serão abertas em outubro poderiam subtrair grande número de votos se a medida fosse implantada agora e não desse certo (como não dará).
quinta-feira, 10 de junho de 2010
DEU NO THE TIMES:
“Uma mulher foi liberada pela polícia num vilarejo de pescadores no Brasil, após ter sido mantida presa e estuprada repetidamente pelo pai durante doze anos e deu a luz a sete filhos. Seu pai é acusado também de abusar de uma das meninas. José Agostinho dos Santos de cinquenta e quatro anos, mantinha sua filha, hoje com 28 anos em prisão domiciliar em um dos dois quartos da cabana em que moravam.”
Na reportagem, o jornal aborda o caso ocorrido no ano passado na Áustria, em que José Fritzl também mantinha uma filha na mesma situação e também teve com ela sete filhos.
Opinião: Em qualquer lugar do mundo onde ocorram fatos abomináveis como estes quaisquer penas reclusão por maiores que sejam jamais curarão as sequelas deixadas para toda a vida. José Carlos Pereira de Carvalho – O Repórter.
DEU NO DAILY MAIL:
O menino de Daniel Rees-Smith morreu afogado numa Lagoa na casa de sua avó em Hanham, em Bristol, enquanto os pais Charlote Rees-Smith e Andrew Marshall se divertiam no Cross Keys Punb a trezentos e cinquenta metros de distância. A polícia foi chamada e o casal declarou que a criança estava sob os cuidados de parentes e por isto eles se ausentaram. Uma mulher de quarenta anos foi presa e solta sob o pagamento de fiança. Se condenada a pena máxima será de dez anos por negligência. Lamentavelmente, fatos como estes acontecem com frequência no Brasil, em especial no Rio de Janeiro. O artigo 133 do Código Penal Brasileiro trata do assunto como abandono de incapaz e a pena pode variar de caso a caso porque existem agravantes que podem aumentar a pena em até um terço. Em linhas gerais, a pena vai de seis meses a três anos de detenção. Se houver lesão corporal, por exemplo, a pena é de um a cinco anos de reclusão. Se houver falecimento, a pena de reclusão varia de quatro a 12 anos.
CASO DE POLÍCIA 1: UM GRANDE ASSALTO NO RIO DE JANEIRO E ESPIRITO SANTO.
Nota do Repórter: Aquela máxima de que “ O povo unido jamais será vencido”, foi corroída pelo tempo e por falta de orientação do povo na hora de votar. José Carlos Pereira de Carvalho – O Repórter.
ASSUNTOS DE JUSTIÇA 3.
Após ser demitida da Empresa Agroindustrial Cooperativa (Coamo), com sede no Paraná, uma auxiliar de serviços gerais ingressou com ação trabalhista buscando seus alienáveis direitos não pagos e por este motivo, teve seu nome incluído numa lista negra, com objetivo de dificultar sua volta ao mercado de trabalho. Depois de detida análise do caso, a Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho sentenciou que a empresa e a Employer Organização de Recursos Humanos a pagarem indenização por danos morais. As empresas interpuserem recurso ao Tribunal Regional da 9ª Região (PR), que reformou a sentença por entender que não houve prova de danos por parte da reclamante. Como última alternativa, a ex-funcionária interpôs recurso ao TST e o Ministro Vieira de Mello Filho, que foi relator do processo entendeu que as empresas extravasaram os limites e atentaram contra os direitos da ex-funcionária, de acordo com o artigo X do artigo 5º da Constituição Federal e restabeleceu a sentença de pagamento por danos morais. As empresas opuseram embargos que ainda não foram julgados.
Esclarecimentos aos leitores: Artigo 5º da Constituição Federal da República Federativa do Brasil: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
Inciso: X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
Portanto ao menor sinal de desrespeito aos seus direitos, procure a justiça – José Carlos Pereira de Carvalho – O Repórter
A INVERSÃO DE VALORES NA MORTE DE UM TRAFICANTE.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
DEU NO THE GUARDIAN: OBAMA PROMETE AJUDA AOS PALESTINOS
MUNDO: DEU NO NY TIMES
O principal objetivo das sanções é contra militares, comerciais e operações financeiras realizadas pelo Corpo de Guarda Revolucionária Islâmica, que controla o programa nuclear que assumiu um papel mais central na gestão do país e da economia. As medidas anteriormente tomadas contra 40 indivíduos, colocando-os sob a proibição de viajar e o congelamento de bens, mas acrescenta apenas um nome na lista - Javad Rahiqi, de cinquenta e seis anos que é o chefe da central nuclear de Isfahan Technology Center.
ASSUNTOS DE JUSTIÇA 1.
No entendimento da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, através da súmula 449, baseando-se nos ditames das Leis 4.591/64 que versa sobre condomínio e 8009 de 29 de março de 1993 que trata de impenhorabilidade do bem, a partir de agora, o condômino que dispõe de vaga de garagem registrada por ter o bem penhorado. O relator Ministro Aldir Passarinho Junior, em seu despacho disse que: “A vaga de garagem que possui matrícula própria no registro de imóveis não constitui bem de família para efeito de penhora”. Com base nesta posição, foi negado a um casal do Rio Grande do Sul, recurso no qual diziam que o box também fazia parte do imóvel, sendo portanto impenhorável. Como uma vaga de garagem pode ser vendida a outro condômino independentemente da venda do imóvel, o relator entendeu que este pode ser penhorado, sem prejuízo da moradia. Houve unanimidade no julgamento.
ASSUNTOS DE JUSTIÇA 2.
terça-feira, 8 de junho de 2010
PRAÇA MÁRIO LAGO RECEBE SERVIÇOS DA PREFEITURA DO RJ.
A FALTA DE GERENCIAMENTO NO METRÔ RIO PODE CEIFAR VIDAS.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
PROBLEMAS DE POSTAGEM NO BLOG.
Por problemas técnicos há dias não consigo postar fotos no Blog e por isso as notícias estão sendo colocadas sem as ilustrações. Não logo o problema se resolva as fotos serão postadas nas matérias já publicadas. Obrigado pela compreensão e sigam acompanhando as notícias do dia a dia.
FRIO PERMANECE NO RIO DE JANEIRO.
CONGESTIONAMENTO POR UMA BOA CAUSA.
domingo, 6 de junho de 2010
OBRAS DO MUSEU DA IMAGEM DO SOM EM COPACABANA.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Copacabana terá shows e exibição dos jogos da Copa do Mundo.
Está sendo montada nas areias da Praia de Copacabana, uma grande arena com capacidade para vinte mil pessoas, para abrigar torcedores durante os sessenta e quatro jogos da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul. Com o nome de Fan Fest, o evento contará um telão de 120 metros quadrados de alta definição e nos jogos do Brasil outro será montado do lado de fora da arena. Shows, eventos culturais e venda de produtos oficiais da copa, estarão a disposição daqueles que comparecerem. Além do Rio de Janeiro, Berlim, Sydney, Roma, Paris, Berlim e Cidade do México também terão o Fan Fest. A notícia da realização em Copacabana, já está causando polêmica entre os moradores do bairro. Alguns deles acham que os gritos e a vuvuzela vão tirar o sossego, principalmente dos mais idosos. Em contra partida, o concerto da Orquestra sinfônica Brasileira na semana passada, caiu no gosto de todos, tanto pela ordem e quanto pelo espetáculo. Para ter acesso a arena, basta chegar uma hora antes dos jogos e receber a “pulseira ingresso”. Tomara que o frio não espante os torcedores da praia e que Dunga e seus “anões” não decepcionem. Copacabana e Copa do Mundo teem tudo a ver.