Mais uma surpresa para os cariocas na comemoração dos 101 anos do Theatro Municipal. A estátua do Maestro Antonio Carlos Gomes construída em estilo neoclássico, com base em granito que desde 1868 repousava na Praça Floriano, na Cinelândia Centro do Rio, foi removida e agora está majestosamente na Rua Treze de Maio, ao lado do Theatro Municipal. O monumento passou por restauração e ganhou uma batuta dourada. Carlos Gomes que nasceu em Campinas no dia 11 de julho de 1836, teve a vida marcada pela dor. Ainda criança perdeu a mãe, que aos vinte e oito anos foi assassinada, ficando seu pai com a responsabilidade de criar os filhos. Apesar das dificuldades o pai de Gomes criou uma banda musical com os filhos e daí começou o seu destaque.
Já aos quinze anos compunha valsas, quadrilhas e polcas e dentre as suas grandes obras a mais popular é “O Guarani”. Carlos Gomes morreu no dia 16 de setembro de 1896, na cidade de Belém, deixando para todos um legado de grandes e inesquecíveis obras conhecidas, reverenciadas e executadas mundialmente. Agora, ele está ao de sua casa, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como é bom saber que Antônio Carlos Gomes é brasileiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão bem vindos, desde que não constem neles palavras de baixo calão, injúrias ou ofensas mútuas. Estas serão imediatamente excluidas do blog.